DSGTools Op
O DSGTools Op é um complemento para o QGIS desenvolvido pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). Sua finalidade é facilitar o uso da geoinformação digital pelas Organizações Militares de Corpo de Tropa do Exército Brasileiro.
Dessa forma, valendo-se da geoinformação de base disponibilizada no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) e de outros insumos, militares envolvidos no Planejamento e Conduçao de Operações Militares poderão produzir dados temáticos militares em contextos complementares aos sistemas utilizados pela Força Terrestre.
O DSGTools Op é, também, a ferramenta básica para atuar nos PCI de geoinformação, podendo ser futuramente empregado no Estágio de Geoinformação para Corpo de Tropa, que está em tratativas de criação.
Atualmente, o DSGTools Op está na versão 2.2.0 e está disponível no repositório de complementos do QGIS, no endereço https://plugins.qgis.org/plugins/DSGTools_Op/. Os códigos estão disponíveis em https://github.com/dsgoficial/DSGToolsOp.
Ferramentas atuais:
-
Cálculo de coordenadas e dimensões - Calcula automaticamente as coordenadas geográficas e planas de uma camada de pontos. Pode ser utilizado em contextos em que exigem a interação da tropa terrestre com apoio aéreo.
-
Conversão de unidades angulares - Dado um campo da tabela de atributos com ângulos em graus, gera um campo com os ângulos em milésimos.
-
Criação de pontos por coordenadas - Cria um ponto num arquivo existente, a partir de suas coordenadas.
-
Relocação de pontos por coordenadas - Ao selecionar um ponto existente, movê-lo para outra posição a partir das coordenadas da nova posição.
-
Declinação magnética e convergência meridiana - Selecionando-se um ponto, linha ou polígono são apresentadas a Declinação Magnética e Convergência Meridiana do dado selecionado.
-
Determinação do MI (Índice de Nomenclatura) da carta - Ao clicar em uma região da tela que esteja dentro do Brasil aparecerá qual carta engloba aquela região, nas diversas escalas, sendo possível baixar as cartas na região escolhida.
-
Perfil do terreno - Traça um gráfico representativo da variação de elevação do terreno (raster), a partir de uma linha desenhada pelo usuário ou selecionada em uma camada vetorial.
-
Geocodificação - A partir de um arquivo CSV contendo endereços (e opcionalmente outros dados), determina a localização geográfica dos mesmos, criando uma camada de pontos atributados com os valores constantes do arquivo. Realiza também o processo inverso: dada uma camada de pontos, determina o endereço de cada um, adicionando um novo atributo com estes valores à camada. Utiliza a Bing Maps API.
-
Medição durante aquisição vetorial - Apresenta ao usuário as medidas da feição sendo desenhada (distância parcial/acumulada para linhas, área para polígonos) como uma tooltip junto ao cursor.
-
Simbologia Militar - Cria ou carrega banco de dados com simbologia militar prevista no manual MD33-M-02. Visa substituir o calco impresso pelos planos de informação do QGIS. (Ferramenta ainda em desenvolvimento, nem todos os símbolos previstos estão implementados).
-
Sombreamento do terreno - A partir da posição, data e hora indicados, a ferramento calcula a posição do Sol e então gera uma representação visual das sombras no terreno devidas ao relevo.
-
Criação de pontos por azimute/distância - Permite criar novas feições pontuais em camadas vetoriais de pontos a partir de um ponto predefinido e um azimute e distância a partir do mesmo.
-
Alcance do armamento - Gera buffers de alcance de armamento com base em valor definido pelo usuário, valendo-se também de um azimute de tiro e uma angulação de visada/atuação da peça.
-
Geração de azimutes e distâncias - Seleciona-se vários pontos, ou uma linha ou um polígono e é gerado um “csv” com as coordenadas do primeiro ponto e o azimute e distância para os demais pontos.
-
Plano de chamada - A partir de endereços geocodificados, pontos gerados previamente com ferramenta ‘Geocodificação’, agrupa os pontos através de algoritmos de proximidade espacial, visando subdividir o espaço em regiões de atuação e definir centros de atuação mais justos que distribuam uniformemente as distâncias entre o mesmo e cada ponto.
-
Mosaicar - Seleciona-se várias camadas para mosaicar, a moldura e é gerado o mosaico. Pode-se associar a imagem aos polígonos automaticamente usando o campo "nome" na moldura ou informando o campo da moldura que contém o nome da imagem correspondente àquele polígono. No caso de imagens com paleta pode-se corrigir automaticamente. Atenção: não corrigr paleta automaticamente quando selecionar outras camadas de apenas uma banda sem ser paleta, como imagens de MDS.
Redes Sociais