Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 17 Fevereiro 2021 17:57 | Última Atualização: Terça, 08 Junho 2021 13:46 | Acessos: 398

BDGEx

1. Como devo proceder para me cadastrar no BDGEx ?

 O cadastro inicial deve ser feito no próprio portal, via computador, mediante o preenchimento do formulário. O cadastro garante o acesso ao nível 2.  

2. Como ter acesso ao nível 3 no BDGEx ?

Para ter acesso ao nível 3, bastará encaminhar a documentação especificada na Política de Acesso aos Dados do BDGEx (PAD-BDGEx)

3. Há nível mais elevado que o nível 4 ?

Não, mas existem diversos perfis internos para administração do sistema.

4. Eu sei que a DSG está produzindo um produto, mas não encontrei no BDGEx. Como consigo acesso?

Os produtos do BDGEx são carregados ao término do processo de produção da DSG. Se um produto ainda não está carregado é porque ele ainda está sendo trabalhado e não há uma versão final disponível para uso. O produto só é considerado pronto para disseminação após passar por todas as etapas de produção e de verificação de qualidade da DSG visando minimizar problemas no uso dos produtos.

5. O que é um Mapa Índice?

No Sistema Cartográfico Nacional o Mapa Índice é um sistema que divide o território nacional em quadrículas. Para cada escala do mapeamento sistemático há uma divisão em quadrículas e cada quadrícula recebe um código no Mapa Índice, identificado por "MI".

No BDGEx o termo "Mapa Índice - Produtos Disponíveis" é utilizado para descrever uma camada contendo as quadrículas do Mapa Índice que é colorida de forma a representar quais produtos do mapeamento sistemático estão cadastrados. Cada camada do Mapa Índice representa a disponibilidade de um tipo de produto em uma determinada escala.

6. O que significa MI?

O termo "MI" é a abreviação de "Mapa Índice".

Diversos produtos podem possuir o mesmo enquadramento, ou seja, representar a mesma região geográfica. Por exemplo, a região representada pelo MI 2200 pode ser representada por diversos produtos na escala 1:100.000. Cada um desses produtos podem ser de tipos de produtos diferentes ou diversas versões de um mesmo tipo de produto.

7. O que significa o índice de nomenclatura?

Assim como o "MI", o índice de nomenclatura é um código para identificar um enquadramento cartográfico em uma determinada escala. Este é um código internacional.

8. Quero os produtos de uma determinada região. Como achar?

Existem duas formas de busca no BDGEx, a Consulta por Metadados e a Consulta por Navegação.

Na Consulta por Navegação é possível utilizar as camadas de Mapa Índice para identificar produtos existentes. A aba "Consultas" auxilia na busca por localidades ou coordenadas, para que o usuário possa identificar visualmente a região desejada.

 

Na consulta por metadados existe a opção de filtrar por coordenadas. Esta opção exige que o usuário conheça as coordenadas que delimitam a área de trabalho para filtrar os produtos existentes. Esta ferramenta inclui os produtos que não são previstos no mapeamento sistemático.

9. Quais são os formatos dos arquivos disponíveis?

Conforme previsto no e-PING (Padrões de Interoperabilidade para o Governo Eletrônico), os produtos vetoriais estão disponíveis em Shapefile e os produtos matriciais estão disponíveis em GeoTiff. Além disso, alguns produtos matriciais estão disponíveis também em PDF para facilitar a impressão.

10. Como posso imprimir um produto?

Os produtos disponíveis em PDF estão prontos para a impressão. Os produtos em GeoTiff e Shapefile são feitos para atender à usuários com aplicativos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Com este tipo de aplicativo é possível imprimir os produtos respeitando a escala de representação cartográfica.

11. Como posso obter cartas impressas?

A DSG fornece cartas impressas mediante solicitação. Mais detalhes.

 

BDGEx Mobile

1. Como adiciono um atalho para o BDGEx na tela inicial do meu iOS ?

  1. Abrir navegador Safari e acessar http://bdgex.eb.mil.br.
  2. Em seguida, toque sobre o botão de compartilhamento – ícone com retângulo e seta apontando para cima.
  3. No menu aberto, procure pela opção “Tela de Início” na janela inferior. Caso dentre as opções da janela inferior não conste essa opção, arraste os ícones até o limite direito, onde estará a opção “Mais”.
  4. Na opção “Mais”, encontre a opção “Tela de Início” e arraste-a para cima.
  5. Retornando ao menu anterior, escolha a opção “Tela de Início” que agora aparece entre as em destaque.
  6. Na janela “Tela de Início” agora, é possível alterar o endereço e o nome dado ao atalho.
  7. Selecione “Adicionar” para confirmar a criação do atalho.

2. Como adiciono um atalho para o BDGEx na tela inicial do meu Android ?

  1. Abrir navegador Google Chrome e acessar http://bdgex.eb.mil.br.
  2. Em seguida, toque sobre o botão "Personalizar e Controlar o Chrome" - ícone com três pontos à direita da barra de endereço.
  3. No menu aberto, selecione a opção "Adicionar à tela inicial".
  4. Na janela aberta será possível alterar o nome dado ao ícone.
  5. Selecione então a opção "ADICIONAR" para confirmar a criação do atalho.

3. Como adiciono uma camada no BDGEx Mobile?

  1. A adição de camadas na visualização é feita através da opção do menu "Camadas Disponíveis".
  2. Selecione o primeiro ícone da barra lateral (ícone de folha dobrada), uma aba se abrirá apresentando as camadas disponíveis para adição.
  3. As camadas são separadas por categoria e por escala, nos casos em que couberem tais classificações e é possível realizar a busca pelo nome da camada no campo "Digite o nome da camada".
  4. Selecionando uma das camadas, ela será desenhada por sobre as camadas atualmente ativas.
  5. Selecionando uma camada já ativa, ela será desativada.

4. Como altero o modo de desenho das camadas ativas?

  1. As opções de desenho são alteradas através do menu "Opções de Desenho das Camadas".
  2. Selecione o segundo ícone na barra lateral (ícone com quadrado e lápis), uma aba se abrirá apresentando as camadas atualmente ativas no desenho da tela.
  3. As camadas apresentam variação de transparência e a opção de remoção.
  4. É possível ainda arrastar as camadas para mudar a ordem de apresentação das mesmas, sendo a camada mais acima a desenhada por cima das outras.

5. Como encontro um produto específico no BDGEx Mobile?

  1. A busca por produtos é feita através do menu "Encontrar Produtos".
  2. Selecione o terceiro ícone na barra lateral (ícone com documento e seta para baixo), uma aba se abrirá apresentando as opções de busca rápida.
  3. No campo "Digite as palavras-chave", digite informações chave sobre o produto buscado como nome do produto, do projeto, etc.
  4. Para realizar uma busca avançada, selecione a opção "Mostrar filtros", onde serão exibidos os filtros disponíveis para serem aplicados nos produtos.
  5. Dentre os filtros estão: busca apenas na região exibida na tela, "Apenas da região exibida"; tipo de produto; pela data de produção e; pela escala do produto, onde deve-se selecionar primeiramente se deseja escala maior, menor ou igual ao número informado no campo "Denominador".
  6. Após a realização de uma busca, serão apresentados os primeiros 10 resultados encontrados.
  7. Em cada resultado, há a opção de: aproximar para o produto, tocando no título do produto; baixar o produto, disponível apenas para usuário de computador; e detalhar, onde são apresentados os metadados do produto.

6. Como encontro uma localidade no BDGEx Mobile?

  1. As localidades podem ser encontradas através do menu "Encontrar Localidades".
  2. Selecione o quarto ícone na barra lateral (ícone com lupa), uma aba se abrirá apresentando a busca por localidade.
  3. No campo "Digite o nome da localidade", escreva a localidade que está procurando.
  4. As localidades relacionadas às palavras digitadas no campo serão apresentadas numa lista em ordem alfabética.
  5. Selecionando uma das localidades encontradas, a região da localidade será aproximada no desenho.

7. Posso ver os atributos de um vetor no BDGEx Mobile?

Ao se ativar uma camada vetorial no BDGEx Mobile, so vetores daquela camada serão apresentados na tela e é possível ver os atributos de um dos vetores desenhados, como por exemplo: o nome de uma rodovia, o regime de um trecho de drenagem, a salinidade de uma massa d'água, etc.

  1. As informações de uma camada vetorial podem ser visualizados através do menu "Informações na Coordenada".
  2. Selecione o sexto ícone na barra lateral (ícone com 'i').
  3. Toque num ponto do desenho e serão apresentadas as informações relativas a todos os vetores que passarem pelo ponto tocado, separados por cada camada.

 

Normas Cartográficas

1. Qual é a estrutura dos arquivos vetoriais disponíveis no BDGEx?

Todos os arquivos vetoriais do mapeamento sistemático seguem as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geográficos Vetoriais (ET-EDGV). Arquivos que não pertencem ao mapeamento sistemático podem estar disponibilizados usando estruturas específicas.

2. Onde posso encontrar a ET-EDGV?

A ET-EDGV está disponível neste portal no menu "Normas Técnicas".

3. Onde posso tirar dúvidas sobre as especificações técnicas dos produtos da DSG?

As características técnicas dos produtos produzidos pela DSG são documentadas nas Especificações Técnicas de Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG), também disponível no menu "Normas Técnicas". Caso a dúvida persista, entre em contato com o órgão produtor do produto, disponível na aba "Identificação do Produto" dos Metadados do produto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página