BDGEx 10 anos e 1 milhão de acessos
O Banco de Dados Geográficos do Exército completou 10 anos no último mês de maio e atingiu 1 milhão de acessos no último mês de outubro.
No dia 4 de maio de 2010 foi apresentada ao público pela primeira vez a versão 2.0 do Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), que deu origem à estrutura atual. O lançamento ocorreu no 1º Seminário de Soluções de Geotecnologias Livres Baseadas na TerraLib, ocorrido no Quartel-General do Exército em Brasília-DF. Na ocasião, civis e militares puderam conhecer os principais conceitos do BDGEx, que ainda servem como norte para a sua equipe de desenvolvimento.
A abertura do evento contou com a presença do General Heleno, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) à época. O Prof. Dr. Gilberto Câmara, então Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), participou do evento de encerramento.
Completando 10 anos, o projeto SIG Web tem produzido várias atualizações para as tecnologias empregadas no BDGEx, sempre almejando melhorar a qualidade dos serviços prestados ao Exército Brasileiro e a todos consumidores de geoinformação do nosso país. A história deste projeto está marcada por profissionais abnegados, dedicados e talentosos, que sempre buscaram superar os desafios de acompanhar a evolução tecnológica e atender, da melhor forma possível, as necessidades da cartografia brasileira.
O ciclo de vida da geoinformação do BDGEx se faz completo quando o usuário a utiliza para resolver problemas reais. Com o passar desta data, a equipe do BDGEx agradece a todos pela oportunidade de dedicar nosso suor e intelecto à nobre atividade de levar a geoinformação ao usuário. Parafraseando a canção do Serviço Geográfico: "Mapear, nobre missão. É ter na mão nosso Brasil.", a equipe do BDGEx continuará trabalhando para, a cada ano, colocar mais geoinformação sobre o nosso território na mão dos nossos usuários.
Abertura do Seminário de Soluções de Geotecnologias Livres Baseadas na TerraLib, em 4 maio 10.
Encerramento do Seminário de Soluções de Geotecnologias Livres Baseadas na TerraLib, em 5 maio 10.
Redes Sociais