Exército Brasileiro
Exército Brasileiro
Diretoria de Serviço Geográfico
Geoportal do Exército Brasileiro
Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
EXÉRCITO BRASILEIRO SERVIÇO GEOGRÁFICO

O DSGTools Operações (DSGTools Op) é um plugin para o QGIS que implementa um conjunto de funcionalidades próprias para o Corpo de Tropa do Exército Brasileiro. O objetivo é potencializar o uso da Geoinformação pelo usuário militar, com ferramentas próprias para o cumprimento das missões.

Desde 2015 o 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO) vem ministrando os Estágios de Geoinformação para Corpo de Tropa, nos quais são apresentados os conceitos da geoinformação e as suas potencialidades de utilização prática, por intermédio de um SIG, nas atividades de preparo e emprego da tropa. O software utilizado é o QGIS, por ser livre e ser o software padrão de produção cartográfica da DSG.

Durante os cursos de 2016 e 2017, os instrutores receberam uma série de comentários sobre possíveis aplicações do QGIS nas atividades das OM e foi identificada a necessidade de um plugin que reunisse as diversas ferramentas de interesse militar, implementadas de forma a facilitar sua utilização por OM de Corpo de Tropa. Para isso, deveriam ser utilizadas terminologias de uso militar e omitidas configurações específicas (fora do conhecimento básico da geoinformação para Corpo de Tropa).

A materialização desse conjunto de ferramentas foi denominada DSGTools Op, idealizado como uma extensão do plugin DSGTools (implementado em conjunto pelos 1º e 2º CGEO) mas hoje totalmente independente.

Atualmente o DSGTools Op está na versão 2.0 e é compatível com QGIS a partir da versão 3.0. É um plugin de fato, podendo ser instalado a partir do Gerenciador de Complementos do QGIS. Até a versão 0.5, anterior à atual, era um complemento ao plugin DSG Tools, sendo baixado como arquivo compactado na página Wiki da DSG e instalado a partir do mesmo.

Estão disponíveis as seguintes funcionalidades na versão 2.0:

  1. Simbologia Militar - Visa substituir o calco impresso pelos planos de informação do QGIS, empregando a simbologia prevista no manual MD33-M-02.
  2. Cálculo de Coordenadas e Dimensões - Calcula automaticamente as coordenadas geográficas e planas de uma camada de pontos. Importante na interação da tropa terrestre com apoio aéreo.
  3. Conversão de unidades angulares - Dado um campo da tabela de atributos com ângulos em graus, gera um campo com os ângulos em milésimos.
  4. Criação de Pontos por Inserção de Coordenadas - Cria um ponto num arquivo existente, a partir de suas coordenadas.
  5. Movimentação de Pontos por Coordenadas - Ao selecionar um ponto existente, movê-lo para outra posição a partir das coordenadas da nova posição.
  6. Criação de Azimutes e Distâncias - Seleciona-se vários pontos, ou uma linha ou um polígono e é gerado um “csv” com as coordenadas do primeiro ponto e o azimute e distância para os demais pontos. Importante para confecção de pistas de orientação e Quadros Auxiliares de Navegação (QAN).
  7. Declinação Magnética e Convergência Meridiana - Selecionando-se um ponto, linha ou polígono são apresentadas a declinação magnética e a convergência meridiana do dado selecionado.
  8. Determinação do MI (Índice de Nomenclatura) da carta - Ao clicar em uma região da tela que esteja dentro do Brasil aparecerá qual carta engloba aquela região, nas diversas escalas.
  9. Perfil do Terreno - Traça um gráfico representativo da variação de elevação do terreno (raster), a partir de uma linha desenhada pelo usuário ou selecionada em uma camada vetorial.
  10. Geocodificação - A partir de um arquivo CSV contendo endereços (e opcionalmente outros dados), determina a localização geográfica dos mesmos, criando uma camada de pontos atributados com os valores constantes do arquivo. Realiza também o processo inverso: dada uma camada de pontos, determina o endereço de cada um, adicionando um novo atributo com estes valores à camada. Utiliza a Google API Geocoding.
  11. Medição durante aquisição vetorial - Apresenta ao usuário as medidas da feição sendo desenhada (distância parcial/acumulada para linhas, área para polígonos) como uma tooltip junto ao cursor.

Atualmente, a equipe do DSGTools Op é composta pelos seguintes militares:

  • Implementação e capacitação: Cap Benincasa (1º CGEO) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - RITEx 832-2137
  • Capacitação (Estágios de Geoinformação): Cap Denise (1º CGEO): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - RITEx 832-2133
  • Apoio à implementação (simbologia militar): Cap Pedro Reis (5º CGEO) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel. (21) 2518-5234
  • Implementação: 1º Ten João Felipe (5º CGEO) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel. (21) 2518-5234

O material utilizado como referência nos Estágios de Geoinformação para Corpo de Tropa pode ser consultado clicando aqui. No final da página estão disponíveis o Manual de Geoinformação e o Caderno de Instrução de Geoinformação.